quinta-feira, 17 de junho de 2010


Revista Veja  »  Edição 2169 / 16 de junho de 2010

Guia

Aguenta, coração!

Begsteiger /Ege Grupo Keystone

Dois estudos feitos em 2002 e em 2006 revelaram um aumento de 40% a 60% nos casos de infarto entre torcedores europeus durante o período de Copa do Mundo. Neste ano, o coração dos brasileiros é que será avaliado em uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em quinze hospitais do país.

Por que os infartos acontecem durante os jogos

"Emoções fortes aumentam o nível de adrenalina no sangue, o que eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos e provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos", explica o cardiologista Nabil Ghorayeb. Evidentemente, isso só afeta quem já tem outros fatores de risco – a combinação pode provocar rompimento ou obstrução dos vasos.
 
Quem está sob risco
 
Hipertensos, diabéticos, fumantes, obesos, sedentários, pessoas com colesterol alto e que apresentam histórico de doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame.

O que fazer nesses casos

Evitar o consumo excessivo de álcool, cigarro, alimentos muito salgados e bebidas que contenham cafeína, principalmente nos dias de jogos. Para quem toma anti-hipertensivos diariamente, é recomendável conversar com o médico sobre a possibilidade de antecipar o horário da medicação. O ideal é tomá-la antes da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário