sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia 31 de outubro - o dia do Saci

Monteiro Lobato
Saci, desenho a nanquim de M.Lobato. Esta ilustração consta do livro "Saci-pererê - resultado de um inquérito"
O Brasil tem o seu próprio Dia das Bruxas. No dia 31 de outubro, além do Halloween, também se comemora o Dia do Saci, personagem tradicional do nosso folclore e originário de um mito tupi-guarani. Figura sempre presente nas histórias de Monteiro Lobato, o Saci é aquele “moleque travesso” e muito brincalhão, que sempre causa transtornos como fazer o feijão queimar ou objetos desaparecerem. 

Essa lenda é tão presente no imaginário popular que, em 1917, Monterio Lobato fez uma pesquisa de opinião sobre o Saci e a lançou no suplemento Estadinho, de O Estado de S.Paulo. O resultado foi uma série de depoimentos de quem jura que encontrou o Saci ou testemunhou alguma de suas diabruras. 

Após a primeira edição do livro O Saci-pererê - resultado de um inquérito, de 1918 (e relançado no mês passado pela Editora Globo), Lobato passou para o que podemos chamar de uma “parceria” com o personagem e escreveu O Saci, versão infantil para essa lenda, lançada em 1921. Neste livro, também relançado pela Editora Globo (com ilustrações de Paulo Borges), o autor fala não apenas do Saci, mas de outros seres que habitam nosso folclore (veja resenha aqui). Boa dica de leitura para apresentar a personagem ao seu filho.
Assista ao vídeo Saci-pererê - Olha que eu vi - 2'54''

Nenhum comentário:

Postar um comentário