terça-feira, 6 de abril de 2010

Ensino, Formação e Mercado de Trabalho


Na sua opinião, o que é o SUCESSO profissional?
Você acha que o ensino e a formação são garantias de sucesso?

2 comentários:

  1. Evasão escolar

    Como é a situação em seu país?
    Na Alemanha, a situação é muito diferente. Para entendê-lo bem tenho que explicar primeiro o sistema escolar Alemão.
    Na Alemanha, se separam os alunos depois do primeiro grau em três categorias diferentes: os alunos com notas más seguem na “Hauptschule”, escola básica para começar depois uma formação profissional. Os alunos com notas nem más nem boas seguem na “Realschule”. Quando os alunos terminam esta escola com 16 anos também continuam com a formação profissional, mas têm melhores chances de conseguir uma vaga. Os alunos da Hauptschule conseguem trabalhos simples, alguma vez conseguem uma vaga para alguma formação profissional, mas muitas vezes ficam desempregados. O terceiro grupo de alunos segue com o “Gymnasium”. Estes alunos terminaram o 1º grau com boas notas. Nesta escola, os alunos ficam nove anos e terminam com o “Abitur”, que é o vestibular alemão, mas se faz diretamente na escola. Só os alunos do “Gymnasium” podem entrar nas universidades.

    Todos os jovens terminam uma faculdade?
    Não, não terminam. A maioria dos jovens não estuda numa faculdade de universidade se não faz uma formação profissional para profissões relacionadas com a indústria (mecânico, eletricista, etc.) o para profissões relacionadas com os serviços (cozinheiro, pandeiro, jardineiro, etc..).

    Há vagas para todos em todas as séries?
    As empresam recebem subvenções do estado para oferecer vagas para a formação profissional. Por isso só a minoria não consegue uma vaga.
    As vagas nas universidades públicas são limitadas: existem cursos com uma oferta grande (PE. Matemática). Nesse caso, todos os estudantes conseguem vaga. Em outros cursos existem poucas vagas (PE. Medicina). Então, poucos estudantes conseguem vaga e muitos estudantes começam primeiro uma formação profissional em enfermaria.


    Os alunos trabalham e estudam ao mesmo tempo?
    Como a Alemanha é um país industrial, muitos alunos não estudam numa universidade se não fazem uma formação profissional. Para estes alunos existe na Alemanha o sistema duplo: o aluno já começa a trabalhar com 16 anos de idade, mas um ou dois dias por semana frequenta uma escola. A grande vantagem desse sistema é que os alunos aprendem coisas úteis durante três dias e a teoria durante os outros dois dias.

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  2. Ensino X Mercado de Trabalho



    Na minha opinião, é claro que deve haver relação entre o ensino e o mercado de trabalho, pois as profissões mais demandadas pelo mercado de trabalho são as mais solicitadas pelos estudantes quando passam no vestibular. Falando nisso, na Espanha, as formaturas mais solicitadas hoje em dia são “Administração e Direção de Empresas”, “Engenharia Industrial”, “Engenharia de Telecomunicações” e “Medicina”. Mas, veja bem, os cursos que agora são os mais demandados pode que não sejam os mais solicitados amanhã. Aliás, há uns vinte anos, “Econômicas” e “Direito” eram as mais demandadas na Espanha, e agora não estão entre as cinco primeiras. Isso quer dizer que o mercado de trabalho é instável e é preciso que o ensino se adapte a ele.
    Eu sou contra a ideia de estudar o curso mais demandado, eu sou a favor da opinião de estudar o curso pelo qual a pessoa tem vocação, é a única forma de ficar contente com a carreira.
    Atualmente, com a crise, e muito difícil arranjar um emprego, na minha opinião, o recém-formado deve fazer um mestrado, ou um curso de especialização ou pós-graduação para ter mais facilidade de aceder ao mercado de trabalho. Pensando bem, acho que uma opção melhor é sair para trabalhar ao estrangeiro para ganhar experiência e currículo, mas, veja bem, o domínio do inglês é imprescindível.

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