ATIVIDADE 1
Faça o teste vocacional e descubra quais são as carreiras mais adequadas às suas habilidades.
COMENTE se o resultado do teste corresponde, efetivamente, às suas preferências, aos seus gostos e à sua realidade profissional.
ATIVIDADE 2
Escolha um dos artigos abaixo, do Especial Vocações, e COMENTE-O. Use as expressões do livro (pp. 8 e 16), assim como os tempos verbais estudados: Pretérito Perfeito Composto do Indicativo (p. 12), Presente do Subjuntivo (p. 20) e Pretérito Perfeito do Subjuntivo (p. 21).
Capriche no vocabulário!
Índice
- Aptidão e vocação - Como nascem as habilidades
- Vestibular - Os cursos mais procurados
- Medicina - A população envelhece e demanda mais serviços de saúde
- Engenharia - Na onda do crescimento econômico
- Direito - Apesar da competição acirrada, ainda vale a pena ter esse canudo
- Empreendedorismo - Uma vida sem chefes
- Remuneração - As profissões mais bem pagas
O teste vocacional
ResponderExcluirEu fiz o teste e tive a maior puntuação na letra C. Eu concordo como o resultado. Nesta letra estão profissões como jornalista ou professor. Eu estudei jornalismo e trabalhei como professor num colégio. O teste diz que as pessoas que escolhem estas profissões são intuitivas, entusiastas e se interessam pelas relações humanas. Eu também concordo con isso.
Muito bem, Luis!
ResponderExcluirQue bom que você já tenha feito o teste vocacional e que tenha dado certo, isto é, que tenha coincidido com as suas aptidões (vocação).
Mas será que sempre é assim? O que os outros colegas pensam a respeito? Antes de responderem a esta pergunta, deverão fazer o teste, é claro!
ATENÇÃO!
ponto / pontuar / pontuação /
pontual / em ponto / ponto final
No teste tive a maior pontuação na letra C, embora com só dois pontos mais que na letra B. É dificil ver se corresponde a minha realidade profissional. No grupo da letra C estão as pessoas reconheciveis por seu entusiasmo e interesse nas relações humanas, e que têm na intuição o seu ponto forte. Enquanto as pessoas do grupo B são definidas por duas palavras: comando e responsabilidade, e gostam de lidar com fatos, quantidades, análises, organização e planejamento. É claro que as definições do grupo B concordan mais com minha profissão, militar, ou melhor, oficial da Armada, porque somos muito diferentes dos outros militares, do que as do grupo C. Mas também as características do grupo C (Onde tive maior pontuação): entusiasmo, interesse nas relações humanas e intuição, são muito importantes na minha profissão. De fato, eu gosto mais das profissões que aparecem no grupo C do que as do grupo B.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu fiz o teste duas vezes, uma ontem a noite e outra hoje, porque não me lembrava de tudo.
As duas vezes tive maior puntuação em A.
Eu concordo bastante com tudo que diz.
Nomea como principais características dos tipos "A" o movimento, a ação e as novidades. Eu preciso do "movimento" em todas as áreas da minha vida. Também fala da boa destreza física e da boa expressão corporal, eu pratico capoeira angola e gosto muito da dança, portanto também há uma grande coincidência nisto.
Falando em profissões é verdade que gosto muito do trato com pessoas, mas eu estudei psicologia e não aparece na lista, será que eu errei na minha escolha? Acho que não.
Por último também não gosto da rotina, e sinto prazer ao trabalhar, sempre que seja um emprego do meu gosto.
Especial vocações
ResponderExcluirEu escolhi o artigo sobre o empreendedorismo. É muito interessante. O artigo diz que agora as condições para abrir uma empresa no Brasil são mais amigáveis. Também põe exemplos de empreendedores brasileiros.
É necessário que o empreendedor seja persistente, criativo e que tenha disposicão para correr riscos.
Falando nisso eu gostaria de empreender um negócio no Brasil. Eu já tive uma experiência anterior. Eu aconselho que as pessoas que queiram pôr um negócio lá tenham feito antes um curso para empreendedores, isso quer dizer que eles têm que estar preparados.
Bom, eu gostaria de ter uma loja de chinelos, mas pensando bem, prefiro uma loja de miçangas para que as pessoas possam fazer seus chinelos.
Eu tentarei `abraçar o mundo´ mas veja bem, dar conta satisfatoriamente de minhas tarefas será mais importante.
Oi, Sol,
ResponderExcluirÉ incrível que você tenha feito o teste 2 vezes, pois é um pouco longo e, no final, já me dava um pouco de preguiça responder às questões (marcava tudo mais ou menos igual). Parabéns pela persistência!
ATENÇÃO!
Nas duas vezes, obtive a mesma pontuação...
Na última vez, não consegui terminar o teste...
O verbo "nomear" se conjuga como o verbo "passear"
Eu nomeio
Tu nomeias
Você / Ele nomeia
Nós nomeamos
Vocês / Eles nomeiam
Coloque-o no Conjugador de Verbos (está na barra lateral do blog) e verá todos os tempos verbais.
Oi, Ramón,
ResponderExcluirA maioria dos testes vocacionais é "mais ou menos" fiável, isto é, serve simplesmente de orientação, não se tratando de algo incontestável, pois há vários fatores que influenciam as nossas escolhas profissionais e que podem não condizer com as respostas ao questionário. Enfim, dá para ter uma ideia do que seriam as profissões mais adequadas às nossas aptidões... e só isso!
ATENÇÃO!
a mais / a menos
O segundo teste obteve dois pontos a mais.
O garçom devolveu o troco errado, isto é, com dinherio a menos.
São pessoas reconhecidas, definidas, destacadas pela sua personalidade. // Ela está irreconhecível com aquele corte de cabelo.
Luis,
ResponderExcluirJá te (lhe) disse, na aula passada, que o seu comentário sobre o "Especial Vocações" tinha sido sublime. Ameeeeeeiiiiiii! Pois você conseguiu encaixá-lo, perfeitamente, no enunciado da atividade. Parabéns!
ATENÇÃO!
Pontuação: "vírgulas"
Falando nisso,...
, mas, veja bem,...
, mas, pensando bem,...
Eu escolhi o artigo sobre o vestibular. Nele se fala das profissões mais procuradas, em concreto diz que, no Brasil, os cursos mais disputados são medicina, direito e engenharia. Falando nisso, na Espanha, os cursos mais solicitados hoje em dia são "Administração e Direcção de Empresas", "Engenharia Industrial" e "Medicina". Mas, veja bem, os cursos que hoje são os mais demandados pode que não sejam os mais solicitados amanhã. Aliás, o artigo diz que no ano 2002 houve uma mudança no topo do ranking, e que, em 2007, houve mais mudanças. Isso quer dizer que a procura das profissões vem marcada pelo mercado de trabalho, e que este é mudável.
ResponderExcluirSegundo o artigo, os salarios acima da média e a relativa facilidade para entrar no mercado de trabalho são parte da explicação para a alta procura pela trinca desses cursos. Embora seja um item importante entre as preocupações dos candidatos, eu sou contra a idéia de estudar um curso guiados apenas pelo dinheiro, eu sou a favor da escolha de acordo com a vocação. Eu aconselho aos jovens que escolham segundo a sua vocação e as suas aptidões. Na minha opinião, para que o jovem estudante se veja realizado no futuro, é necessário que escolha o curso pensando na sua vocação. Você não deve escolher só pensando no dinheiro. O jovem que tenha feito a escolha segundo a vocação é certo que ficará contente no futuro com sua carreira.
Mas, veja bem, uma coisa a ter em conta para ter sucesso na carreira é não parar de estudar quando termine o curso, sobretudo nas formaturas técnicas. De fato, eu tenho estudado muitos cursos durante minha carreira, actualmente estou fazendo um curso de "alta gestão de recursos humanos", e sei que continuarei a estudar. Aliás, agora tenho um leque de posibilidades e, bom, eu gostaria de fazer um curso de "direito humanitario internacional", mas, pensando bem, acho que preferiria um curso de "diplomacia internacional", para ter mais chances de ir destacado a uma embaixada no estrangeiro.