domingo, 23 de maio de 2010

Reciclagem - PAPEL - 1

    

2 comentários:

  1. A reciclagem do papel.
    Segundo o vídeo, o Brasil produz mais de 350 toneladas de lixo por ano e desse total só um 2% é destinado á coleta seletiva.
    Alem de outros materiais (metal, vidro, plástico,...), o lixo de papel é um dos resíduos gerados mais importantes e de maior relevância na reciclagem. É sua reciclagem é muito simples.
    Para pôr realizar a reciclagem, é imprescindível no primeiro lugar separar os diferentes materiais. Esse é o primeiro passo, que têm que realiza-lo as pessoas antes de jogar fora todo o lixo. Se nós não fazemos esse primeiro passo, a reciclagem é impossível de fazer.
    Respeito à reciclagem do papel, só poderemos reciclar aquele que não tenha nenhum resíduo humano: papel com comida, lenço de papel para o nariz, papel higiênico, não são recicláveis.
    Ao contrario do que muita gente pensa, as embalagens de longo prazo são totalmente recicláveis; por exemplo, o papel da casinha do leite se converterá num novo papel. As embalagens que têm mistura do vários materiais, deveriam ser separados cada um deles e jogados fora no lixo correspondente.
    Quando reciclamos, alem de proteger ao meio ambiente e preservar a natureza, nós contribuímos á criação de novos postos de trabalho. Atualmente há um mercado importantíssimo de trabalho criado ao redor da reciclagem. Assim, nós conseguimos dois benefícios: conservar o meio ambiente e fomentar um novo mercado de trabalho que nos permitirá seguir tendo materiais primas da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Susana!

    Uma verdadeira lição de cidadania e consumo consciente: parabéns!

    Acho que, se todos nós fizéssemos só um pouquinho de esforço, o meio ambiente e os recursos naturais em geral nos estariam eternamente agradecidos...

    Mas, enfim, não podemos nos queixar tanto, pois também acho que as pessoas têm se conscientizado, pouco a pouco, da necessidade de preservação da natureza e do controle dos desperdícios e consumo desmedido. O papel reciclado, por exemplo, já é uma realidade entre nós e muitas pessoas realmente se preocupam por escolher produtos recicláveis ou reutilizáveis.

    E, assim, vamos mudando os nossos hábitos, nem que seja a passos de formiguinha... A esperança é a última que morre!

    ResponderExcluir