sábado, 17 de abril de 2010

Alimentação saudável!

Pesquisas científicas vêm divulgando e relatando a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a conquista da qualidade de vida e da longevidade, uma vez que o tipo da alimentação da pessoa reflete de forma direta no seu corpo. O aumento do consumo de nozes, amêndoas, fibras, cereais, a restrição do consumo de calorias, o aumento da atividade física podem contribuir de forma significativa na melhora da qualidade de vida, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), na manutenção do peso corporal, na redução do risco de doenças crônico-degenerativas, proporcionando assim, mais saúde ao organismo. A pirâmide está dividida em várias partes, cada parte corresponde a um grupo alimentar e o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide está associado a proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária.

Pirâmide Alimentar


No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Como podemos observar eles ocupam só a pontinha da pirâmide portanto devem ser ingeridos em pouca quantidade durante o dia. Mas não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, na formação de hormônios. 60% do nosso cérebro é gordura!
Acima das frutas e verduras estão três grupos: o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico,...) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim,..). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas. Cada proteína é formada por vários aminoácidos. As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo, ou seja, dependem das proteínas a formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação de hormônios. As oleaginosas, além de valor protéico, contém gorduras essenciais a nossa saúde e minerais indispensáveis.
Logo acima da base estão dois grupos, um formado por vegetais e o outro por frutas. Esses alimentos sempre foram reconhecidos pelo alto teor de vitaminas e minerais que eles contém, porém hoje em dia sabe-se que nestes alimentos encontramos também os compostos bioativos que são excelentes auxiliares na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietéticas mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais.
Na base da pirâmide estão os alimentos que devem ser a base da nossa alimentação. Pães, massas, batatas, arroz, entre outros, são alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos podem ser simples (açúcares) ou complexos (amido). Ambos têm como principal função fornecer energia ao nosso corpo. A energia é medida em calorias. Se ao invés de utilizarmos alimentos refinados usarmos alimentos integrais, os alimentos desse grupo serão também fonte de fibras dietéticas (outro tipo de carboidrato), que têm um papel fundamental na nossa saúde.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada é aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.  
IMPORTANTE: Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável ela será. Evite o uso freqüente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco). Consulte um nutricionista!
(Fonte: CETAS-RO)
Pratique

  • O que você come e bebe durante as refeições?
geralmente          às vezes          (nem) sempre          (quase) nunca
  • Você se alimenta bem ou mal? O que você pode melhorar na sua alimentação? 

poder          precisar          ter que          comer          beber, tomar 
mais    /    menos

Faça o teste e comprove os resultados. São 15 perguntas cujas respostas indicam o nível de qualidade da sua alimentação. Além disso, siga o 10 passos para uma alimentação saudável.

6 comentários:

  1. No café-da-manhã sempre como uma torrada e bebo leite, geralmente no almoço como salada ou verduras e bebo água, nunca refrigerante!bom...ás vezes uma coca light...no jantar nem sempre cozinho é por isso que gosto de comer um pouco de peru e pão.

    Eu acho que a minha alimentação é ótima porque eu faço cinco refeições por dia, nunca pulo uma e não como demais. Bebo muita água e como com pouca sal. eu preciso fumar menos e tenho que tomar menos cerveja.

    Rocío

    ResponderExcluir
  2. 51 pontos no teste!!!que massa!!

    Rocío

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Rocío!

    Nossa! Eu não tive uma pontuação tão boa assim e acho que vou "copiar" a sua dieta... Muito bem! É "massa" mesmo, ou seja, é muito legal.

    ATENÇÃO!

    O sal / O leite / O mel

    ResponderExcluir
  4. Pouco sal :) (que exquisitos são os brasileiros... :P)

    ResponderExcluir
  5. 45 pontos no teste!!! ta legal!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Não acredito que eu seja a única que obteve uma pontuação não tão boa assim... Que desastre!

    Pelo menos vocês estão "bem alimentados".

    ATENÇÃO!

    eSquisito (com "s")
    tá (com acento) [monossílabo tônico terminado em "a"]

    ResponderExcluir